26 de Junho de 2018

Como vivem os propedeutas?

Neste ano, a Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, que fica em Colatina, acolheu cinco seminaristas para cursar o Propedêutico. São eles: Elcimar Ferreira, Luís Gustavo Ferreira Bressanelli, Cassiano Mendes, Paulo Fabris e Ramon do Carmo de Lima.

Os jovens, vindos de diferentes paróquias da Diocese de Colatina, têm o desejo comum de seguir a vida religiosa. E o curso Propedêutico proporciona a oportunidade para que esses vocacionados vivam um ano de discernimento, estudo e espiritualidade.

Além de cuidarem de afazeres da casa onde moram, que fica no bairro Colúmbia, eles cursam disciplinas como Orientação Espiritual, Bíblia e Missão, Língua Portuguesa e Introdução à Filosofia. Como é um momento de mudanças pessoais e de amadurecimento vocacional, o grupo também recebe acompanhamento psicológico.

E o que os propedeutas aprendem na teoria têm a oportunidade de colocar em prática. Eles fazem missão nas paróquias e, até o fim do ano, terão visitado todas as cinco áreas pastorais da Diocese de Colatina. O objetivo da missão é conhecer de perto as diversas realidades pastorais existentes.

Ao encerrarem o ano, esses seminaristas passarão por uma avaliação que poderá permitir seu ingresso no Seminário Diocesano.