- Diocese de Colatina - http://diocesedecolatina.org.br -

Cáritas Diocesana completa 20 anos de fundação: uma linda história de solidariedade

Há exatamente 20 anos, no dia 11 de abril de 1997, nascia a Cáritas Diocesana de Colatina, fruto dos esforços do primeiro bispo de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha. Rosto social da Igreja, instância oficial da Igreja para a promoção da ação social, força ecumênica do amor, encontro de Jesus em cada pessoa. Essas são algumas definições da Cáritas, uma entidade que trabalha pelo bem do próximo.

[1] [2]

[3]  [4]

Nestes 20 anos de história, a Cáritas Diocesana cresceu, criou raízes e vem cumprindo sua missão. Coordenando mais de 10 unidades e projetos voltados para a assistência social e a saúde, a instituição está presente em sete municípios da Diocese de Colatina, beneficiando diretamente cerca de mil pessoas. São crianças, adolescentes, homens e mulheres cativados por meio da música, dança, literatura, esportes, cultura e oportunidades.

Missa em ação de graças

Uma missa em ação de graças será celebrada no próximo dia 27 de abril, às 19 horas, na Catedral de Colatina. Toda a comunidade é convidada a participar e festejar este marco tão importante. A celebração será presidida pelo padre José Valdecy Romão, pároco da Catedral.

[5]

 

Administração

Presidente: Amauri Bras Caser

Coordenadora: Aline Costa Martins Melotti

 

Nossos contatos:

(27) 2102-5047

[email protected] [6]

www.caritascolatina.org.br [7]

[8]  [9] [10] [11]

Como colaborar

[12]  [13]

Dê sua contribuição para a Cáritas e ajude milhares de pessoas. Juntos, podemos construir um mundo mais justo para todos. Se você acredita na força da solidariedade, junte-se a nós.

 

Doação financeira

Doações via depósito

Banco do Brasil

Agência: 0.112-0

Conta: 4699-x

 

Seja um voluntário

Ministre cursos, ensine trabalhos específicos ou colabore com quaisquer outros talentos. Para isso, entre em contato e nos informe de que forma gostaria de colaborar.

 

Sua empresa também pode ajudar

Patrocine nossos projetos ou ofereça serviços. Entre em contato conosco e nos informe como sua empresa pode colaborar.

 

Doe roupas, alimentos e objetos

[14] [15]

Conheça todas as ações da Cáritas Diocesana

 

ABRIGOS

 

Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi

Local: Bairro Honório Fraga, Colatina

Desenvolve o serviço de abrigo institucional semelhante a uma residência e acolhe institucionalmente 15 crianças e adolescentes. O público principal de atendimento são crianças, de ambos os sexos, de 0 a 6 anos.

[16]

Cáritas Paroquial São Pedro – Casa de Acolhida

Local: Centro, Baixo Guandu

Espaço de acolhimento institucional que atende a população em situação de rua, pessoas de passagem pela cidade de Baixo Guandu e em vulnerabilidade social específica.

[17]

 

CENTROS SOCIOASSISTENCIAIS

 

Centro de Acolhida Maria Imaculada (Ceami)

Local: Bairro Sayonara, Sooretama

Atende 120 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, assim como suas famílias. Desenvolve oficinas de artesanato, capoeira, leitura, informática, recreação e lazer, além de apoio pedagógico, em horário alternado ao escolar, de segunda a sexta-feira.

  [18]

Projeto Crubixá JHJ

Local: Bairro Crubixá, João Neiva

Desenvolve ações que visam orientar e capacitar crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação familiar e social fragilizadas. Oferece atividades socioeducativas, contribuindo para o desenvolvimento humano e preparando para o exercício da cidadania. O público beneficiário pode chegar a 180 crianças e adolescentes do bairro Crubixá e outros bairros do município. São oferecidas oficinas de música, jiu-jitsu, capoeira, lazer, além de apoio psicológico, social e pedagógico.

  [19]

Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente

Local: Bairro Bela Vista, Colatina

Promove atividades pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, oferecendo oficinas de jiu-jitsu, recreação, música, cidadania e leitura para 60 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, buscando prevenir situações de risco social e pessoal.

[20]

Projeto Girassol

Local: Bairro São Marcos, Aracruz

Em horário alternado ao escolar, oferece oficinas de teatro, dança, canto, violão, violino, informática, artesanato, educação física, xadrez, cidadania e preparação para a vida. Contamos ainda com atendimento psicossocial realizado individualmente e com os familiares para 150 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

  [21]

Obra Social Santa Luzia

Local: Centro, Pancas

A Obra Social atende 130 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, no horário alternativo à escola, com o objetivo de proporcionar um espaço alternativo de prevenção e desenvolvimento que contribua para a qualidade de vida ampliada e com perspectiva de futuro, com atividades de informática, música (violão e flauta) e pintura. Recreações e atividades esportivas. Orientação pedagógica na perspectiva da educação cidadã, além de atividades de reforço escolar.

 

Cáritas Paroquial Bebedouro – Projeto “Em Sintonia com a Vida”

Local: distrito de Bebedouro, Linhares

Atende até 150 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, oferecendo a possibilidade de fortalecer valores a partir de quatro eixos: mística, ética, solidariedade e justiça. O objetivo primordial é a promoção e o desenvolvimento de potencialidades por meio de música, arte, cultura e esporte, contribuindo para o protagonismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

[22]

Projeto Território da Paz

Local: Bairro Ayrton Senna, Colatina

Desenvolve atividades, voltadas para crianças e adolescentes, que visam à prevenção, tratamento e repressão ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Oferece diversas oficinas, como arte, artesanato, capoeira e percussão, buscando prevenir situações de risco social e pessoal e proporcionando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. 

 

COMUNIDADE TERAPÊUTICA

 

Comunidade Terapêutica Projeto Betânia

Local: Aracruz

Oferece atenção integral, prevenção, recuperação e reinserção social a indivíduos dependentes de substancias psicoativas, bem como apoio a famílias com vínculos rompidos ou fragilizados pela dependência química. Tem como objetivo atuar junto a 45 usuários e dependentes (homens) de substâncias psicoativas, ofertando o tratamento em período integral, por meio de suporte técnico e religioso, em caráter de trabalho interdisciplinar, visando à reabilitação biopsicossocial.

 

ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

Projeto “Jeito de Mulher”

Local: Bairro Bela Vista, Colatina

Atende a famílias do bairro, dando oportunidades para que iniciem empreendimentos solidários por meio de cursos e oficinas profissionalizantes. O objetivo é a capacitação profissional, o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

[23]