25 de Março de 2019

Campanha da Fraternidade é apresentada a autoridades políticas

A Diocese de Colatina promoveu, na última sexta-feira (22/3), um café da manhã para apresentar a Campanha da Fraternidade 2019 ao poder público. O encontro aconteceu na sede da diocese e contou com a participação de padres, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e assessores.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano traz a discussão em torno da importância das políticas públicas para o bem-estar da sociedade. O assunto foi apresentado pelo professor da Ufes, Maurício Abdalla, que também possui uma forte e longa atuação dentro da Igreja Católica. Atualmente, Maurício pertence à rede de assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), organismo da CNBB a serviço da formação política dos cristãos leigos.

Professor Maurício Abdalla

O professor falou sobre a importância da política e sobre a atuação de todo cidadão nesse universo, destacando “a necessidade da participação das pessoas e seu envolvimento” no mundo político e na implementação das políticas públicas. Segundo Maurício, as políticas públicas transformam as “boas intenções” em ações eficazes.

Políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

Em sua fala, o bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, afirmou que a Igreja não tem partido e sim princípios. “Independentemente da religião, do pensamento e do estilo de vida de cada um, que possamos partilhar sempre em vista do bem-comum, da fraternidade, da solidariedade, da ajuda mútua, de construirmos uma sociedade cada vez mais humana, em que todos nós possamos viver e conviver como filhos de Deus”, disse.

Dom Wladimir

O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal da Diocese de Colatina no Facebook e permanece disponível para quem desejar assistir. Clique aqui e acesse.