06 de Maio de 2019

Bispos iniciam eleição da nova presidência da CNBB

Publicado por

Reunidos desde quarta-feira passada (1/5) em Aparecida (SP), bispos de todo o Brasil participam de uma agenda intensa nesta 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, encontra-se entre os cerca de 400 bispos presentes, cumprindo as atividades previstas.

Nesta segunda-feira (6/5), tem início o processo eleitoral que escolherá a nova presidência da CNBB para os próximos quatro anos (2019-2023). O episcopado brasileiro, através de voto secreto, elegerá presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, além dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e seus representantes junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

Foram instaladas 17 urnas eletrônicas. A votação poderá se estender até quinta-feira (9/5). Os membros eleitos tomarão posse já no final desta assembleia, com cerimônia marcada para acontecer na manhã desta sexta-feira (10/5).

 

Novas diretrizes da Igreja no Brasil 2019-2023 são aprovadas

Após intenso processo de debate e acréscimos dos bispos, foram aprovadas, durante a assembleia, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em vigor para o próximo quadriênio (2019 a 2023). O centro das novas diretrizes é, mais uma vez, um chamado de retorno às fontes, com um olhar atento para a experiência das comunidades de base. O propósito é aproveitar essa experiência para formar, de acordo com a realidade atual, comunidades eclesiais missionárias.

 

Com informações de Franklin Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *