08 de Fevereiro de 2018

Ano Nacional do Laicato: o leigo e a sua missão

A Igreja no Brasil celebra, de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018, o “Ano Nacional do Laicato”. Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o momento é voltado para valorizar o serviço e o testemunho dos leigos na Igreja.

Para isso, diversas atividades devem ocorrer, ao longo deste ano, a fim de criar consciência do papel dos leigos na Igreja, despertando e motivando ainda mais a participação deles. O Ano do Laicato tem como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

O leigo e sua missão

O Ano do Laicato pretende ainda dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”. Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a cumprir tarefas, cada um com sua missão, direito de agir, testemunhar e animar a sociedade e a Igreja. Os diversos ministérios apontam o horizonte onde o leigo deve agir, seja na formação, nos serviços básicos da comunidade de fé, animando a liturgia, a catequese e os serviços eclesiais, círculos bíblicos, grupos de reflexão e outros, bem como no testemunho no serviço aos mais necessitados.

O papel dos leigos na Igreja é, portanto, ser testemunho do Cristo ressuscitado onde moram, vivem e trabalham. Através do batismo, os leigos tornam-se membros efetivos do corpo da Igreja, onde Cristo é a cabeça. Eles carregam a missão de desenvolver relações saudáveis na sociedade, na política, na economia, na cultura, na educação e na saúde para proteger a dignidade humana.