Dom Décio Sossai Zandonade (bispo emérito)

Dom Décio Sossai Zandonade nasceu em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo, em 2 de dezembro de 1942. Em 1952, entrou para o Seminário Aspirantado Salesiano de Jaciguá, localizado onde é hoje o município de Vargem Alta (ES).

Em 1958, deu continuidade aos seus estudos em São João Del Rei (MG), onde concluiu o ensino médio. Em 1960, entrou para a Congregação Salesiana e, sete anos mais tarde, fez sua Profissão Religiosa Perpétua. Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1972, em sua cidade natal.

Cursou Filosofia e Letras na Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei e estudou Teologia em Córdoba, Argentina, e no Instituto de Teologia da Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte (MG). Antes do Episcopado, foi diretor do Seminário de Jaciguá (ES), auxiliar do Noviciado Salesiano de Barbacena (MG) e Inspetor da Inspetoria São João Bosco (MG), que abrange as obras Salesianas do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro. Em 1991, tornou-se diretor do Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação.

Em 11 de dezembro de 1996, dom Décio foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e sua sagração episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997. Seu lema é “Domine, ut videam” (do latim: “Senhor, que eu veja”). Logo após, assumiu a área de Comunicação e Educação daquela Arquidiocese, a área de Comunicação, Educação e Juventude do Regional Leste II e ainda o setor de Comunicação, Cultura e a Pastoral Universitária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde permaneceu até 2002.

O papa João Paulo II o transferiu para a Diocese de Colatina no dia 14 de maio de 2003. No dia 6 de julho, o então Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES), dom Silvestre Luiz Scandian, empossou Dom Décio como bispo da Diocese de Colatina. Dom Décio é o segundo bispo a assumir esta Diocese, antes sob a liderança de Dom Geraldo Lyrio Rocha, hoje arcebispo da Arquidiocese de Mariana.

Foi vice-presidente do Regional Leste II da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e atualmente é o bispo responsável pela Pastoral da Sobriedade no mesmo regional. Sua renúncia foi aceita pelo Papa Francisco no dia 14 de maio de 2014, de acordo com o Cânone 401, parágrafo 2 do Código de Direito Canônico.

Atualmente, dom Décio é reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.

Aniversário:
Nacionalidade: