Dom Décio Sossai Zandonade (bispo emérito)

Dom Décio Sossai Zandonade nasceu em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo, em 2 de dezembro de 1942. Em 1952, entrou para o Seminário Aspirantado Salesiano de Jaciguá, localizado onde é hoje o município de Vargem Alta (ES).

Em 1958, deu continuidade aos seus estudos em São João Del Rei (MG), onde concluiu o ensino médio. Em 1960, entrou para a Congregação Salesiana e, sete anos mais tarde, fez sua Profissão Religiosa Perpétua. Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1972, em sua cidade natal.

Cursou Filosofia e Letras na Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei (MG) e estudou Teologia em Córdoba, Argentina, e no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte (MG). Antes do Episcopado, foi diretor do Seminário de Jaciguá (ES), auxiliar do Noviciado Salesiano de Barbacena (MG) e Inspetor da Inspetoria São João Bosco (MG), que abrange as obras Salesianas do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro. Em 1991, tornou-se diretor do Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação.

Em 11 de dezembro de 1996, dom Décio foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e sua sagração episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997. Seu lema é “Domine, ut videam” (do latim: “Senhor, que eu veja”).

O Papa João Paulo II o transferiu para a Diocese de Colatina no dia 14 de maio de 2003. No dia 6 de julho daquele ano, o então Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES), dom Silvestre Luiz Scandian, empossou dom Décio como bispo da Diocese de Colatina.

Após 11 anos de intenso trabalho, o Papa Francisco aceitou sua renúncia, tornando-o bispo emérito de Colatina no dia 14 de maio de 2014. Em 27 de setembro de 2015, ele assumiu a reitoria do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, a convite do bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. Atualmente, ele reside em Ibiraçu (ES), onde cuida com zelo pastoral desse santuário mariano.

Aniversário:
Nacionalidade: